terça-feira, 12 de abril de 2011

A Arte da Intercessão *

Nesta obra o Reverendo Keneth Hagin traz preciosas lições acerca da oração, primeiramente evidenciando o que disposto está no texto de Efésios 6:18, explicando que existem vários tipos de orações e que a Intercessão é uma das espécies que compõe o gênero oração. Ele também nos adverte sobre a importância de orarmos todos os tipos de orações, usando-as de forma correta, para que possamos atingir  os resultados das nossas orações, asseverando que Deus nada poderá fazer se não lhe pedirmos em oração e isso de forma correta, posto que a cada tarefa, se assim podemos exemplificar, existe um tipo específico de ferramenta (oração) a ser usada (pág. 12 do livro).
Ele afirma que todo homem necessita de um intercessor, e que Jesus Cristo é de fato o nosso intercessor por excelência (I Tm 2:5), posto que ninguém havia que poderia tomar o nosso lugar de pecado para que pudéssemos novamente se achegar a Deus, fazendo-se Cristo mediador entre Deus e os homens pelo sacrifício praticado no Calvário. O autor traz ainda o relevante papel do Espírito Santo, posto que Ele é o nosso auxilio na arte da intercessão, Ele mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis, posto que nas nossas fraquezas não sabemos como pedir (Rm 8:26-27), muitas vezes com  gemidos inexprimíveis.
O irmão Hagin aponta ainda que todo cristão deve ser solicito ao chamado da intercessão, e ao próprio chamado do Espírito Santo para interceder por pessoas, e que uma ferramenta poderosíssima utilizada na intercessão é a oração em línguas, posto que ao oramos em línguas podemos utilizar corretamente a oração a fim de produzir resultados em favor de pessoas, isto porque a oração em línguas é a perfeita oração que fazemos a Deus. Ele mesmo traz na obra vários exemplos vividos, em que algumas vezes orando no entendimento (na língua pátria), outras vezes orando no espírito (línguas), obteve êxito pela salvação, libertação e livramento, de acidentes e morte, de pessoas em sua família.
Ele afirma ainda que o amor é outro instrumento poderoso que deve ser usado na intercessão, posto que o amor do tipo de Deus que já se encontra derramado em nosso coração nos moverá a interceder pelas pessoas, sobretudo pelos perdidos, contando ainda que pessoas precisam “sentir dores de parto”, para que novos nascimentos possam acontecer na igreja. Atesta que a intercessão pode ser feita de forma silenciosa, falando consigo apenas, ou audível sempre com ousadia e perseverança, até que obtenhamos no nosso espírito a percepção de alegria e paz que denotam a vitória naquilo que somos movidos a interceder.
Em suma a Intercessão é um instrumento poderoso de Deus para vencermos o bom combate da fé, orando em favor de outros, nos colocando na brecha, suportando as fraquezas uns dos outros, para o crescimento de uma igreja mais forte.
* Resumo baseado no Livro A arte da Intercessão do imrão Keneth Hagin - Graça Editorial.

Um comentário:

  1. Amo ess livro do Rev. Hagin, uma parte onde ele fala que quando chegamos a um nível onde o desejo de que aquilo que tanto oramos aconteça, é porque já está às portas, prestes a acontecer... Vi isso muitas vezes em minha vida

    ResponderExcluir